Como o bike fit pode te ajudar a escolher o selim ideal




Precisamos do selim para curtir o ciclismo, mas o incorreto pode arruinar a experiência ou mesmo resultar em sérios problemas de saúde.


Muitas pessoas recorrem ao bike fit calculator disponível em alguns sites mas não consideram o que acontece durante a pedalada. O bike fit feito por um profissional é primordial para entender quem é o ciclista.


Encontrar o selim certo pode dar trabalho mas o resultado final é que a dor não seja um mal necessário e o tempo gasto investigando as opções pode fazer uma grande diferença.


A altura do selim influencia e muito na escolha do selim certo assim como o posicionamento do guidão, por exemplo. Como podemos ver, escolher o selim não é só sentar e pedalar.




Como escolher o selim certo



Algumas peças da bicicleta são bem mais fáceis de trocar do que um selim. Uma manopla de mountain bike, por exemplo, apesar de ser um ponto de contato, nem sempre faz o ciclista procurar um profissional.


Começar o fit a na posição certa, é crucial.



Tipo de pilotagem, sua fisiologia - incluindo flexibilidade, força do core, largura do osso sentado e distribuição dos tecidos moles. Tudo isso deve ser levado em conta também.


Foi-se o tempo que tal marca era a melhor. De anos para cá, cada marca tem pelo menos 10 selins entre flat, selado e semi-selado, além de fabricante que fazem os selins anatômicos.


"Se você é um ciclista experiente que anda de bicicleta em uma posição agressiva, tem flexibilidade e força para rodar o quadril para a frente na parte inferior e está em uma posição baixa, você vai preferir um selim que permita isso". Phil Burt


As pessoas que adotam uma posição mais ereta provavelmente precisam de algo muito diferente.


A flexibilidade não pode ser ignorada. Alguns ciclistas podem querer adotar uma posição agressiva, mas não têm a capacidade.



“Aonde você senta no selim tem uma grande influência - se você tem músculos tensos e tem que se sentar bem para trás, você vai precisar de um selim que proporcione isso. Se você tem uma ótima rotação pélvica, poderá usar em uma selim mais agressivo ”, diz Phil Burt.


Depois de ter definido seu estilo de pilotagem, escolhe-se o formato do selim


Em seguida, é hora de considerar sua fisiologia e existem ferramentas para ajudar com isso.


A largura dos ossos pode ser medida na maioria das lojas de bicicletas. Os ciclistas mais leves podem ter ossos largos e vice-versa. A maioria das mulheres (não todas) terá ossos mais largos, por natureza, com quadris mais largos projetados para o parto.


O mapeamento da pressão do selim está muitas vezes disponível como parte do bike fit, e um especialista será capaz de medir isso e, assim, indicar quais selins podem ajudar a aliviar a pressão.




Às vezes não é o selim


Se o seu core não for forte o suficiente para mantê-lo em posição na bicicleta, você poderá encontrar problemas.


Da mesma forma, seu problema pode estar relacionado a uma assimetria como uma discrepância no comprimento das pernas ou uma condição que faz com que você se sinta mais peso em apenas uma posição.


Um sintoma claro disso é repetidamente sentir dor no mesmo lado. Isso muitas vezes pode ser combatido com o bike fit, e recomenda-se uma avaliação com um fisioterapeuta.




Tire suas dúvidas. Agende o seu bike fit no Studio Orbea Bike Fit. Clique aqui



Fernando Riego

twitter.com/feriego

www.instagram.com/studioorbea






#bikefit #bici #bicicleta #cyclinglife #cyclingphotos #cycling #procycling #velo #igerscycling #roadcycling #roadbike #bicicletta #stravacycling #fromwhereiride #cyclingshots #borapedalar #bikefit #studioorbea #ciclismo #triathlon #mtb #gravel

278 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

©2019 by Studio Orbea. Proudly created by Ferris™